O Governo americano anunciou por meio de um comunicado em abril, que deixaria de exigir o comprovante de vacina da covid-19, inclusive para viajantes internacionais. A medida está em vigor desde o mês de maio.
A Casa Branca afirmou que a pandemia já está praticamente contida e apresentou alguns dados estatísticos sobre a pandemia desde 2021. A decisão agradou à parte dos americanos e estrangeiros, mas também houve críticas, relembrando a negligência do governo durante a pandemia.
Confira os detalhes a seguir.
As justificativas apresentadas para a decisão de não exigir o comprovante de vacina da covid-19
O comunicado emitido pela Casa Branca, apontou como principal motivo para a decisão, o fato de que “Desde janeiro de 2021, as mortes por Covid-19 caíram 95% e as hospitalizações caíram cerca de 91%. Globalmente, as mortes relacionadas à covid estão em seus níveis mais baixos desde o início da pandemia”
O comunicado reforçou ainda, a eficácia das medidas tomadas até agora: “os requisitos da vacina reforçaram a vacinação em todo o país e nossa extensa campanha de vacinação salvou milhões de vidas”.
A pandemia da Covid-19 foi responsável pela morte de mais de um milhão de pessoas nos EUA. Atualmente, a Casa Branca afirmou que a pandemia está praticamente contida, por isso o governo chegou a tal decisão.
Sobre a medida anunciada pela Casa Branca
A medida entrou em vigor no dia 11 de maio, mesma data em que terminou as medidas de emergência de saúde pública da covid-19.
A medida englobou o fim da exigência para funcionários federais, contratados e viajantes internacionais. Ou seja, os viajantes internacionais não precisarão mais apresentar o comprovante de vacina da covid-19 para viajar para o país.
O que mudou para os brasileiros que viajam para os EUA?
Com a medida, o processo burocrático para os brasileiros visitarem os EUA, permanece basicamente o mesmo. A única diferença é a que consta na medida comunicada pela Casa Branca, ou seja, o comprovante de vacina da covid-19 não é mais obrigatório.
A repercussão do comunicado sobre a não exigência do comprovante de vacina da covid-19
O comunicado recebeu tanto a aprovação quanto críticas por parte dos americanos e de outros países, o que trouxe de volta discussões sobre as negligências por parte do Governo Americano durante a pandemia da Covid-19.
No entanto, o Governo se mantém firme na decisão e acredita ser a mais coerente com a realidade atual, pois, como afirmou, a pior fase já passou e a pandemia está praticamente contida.
Em resumo, a partir do dia 11 de maio não é mais exigido o comprovante de vacina da covid-19 para viajantes internacionais entrarem nos EUA.
E se você está planejando viajar para os EUA, nós da We Go Mundi, podemos te ajudar a encontrar as melhores passagens aéreas. Entre em contato agora mesmo e faça uma cotação.